"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores. " Dean Willian R. Inge

Visita aos Pontos Históricos da Santo Ângelo

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Quadro da educação nacional


Pesquisas na área educacional apontam que um terço dos brasileiros freqüentam diariamente a escola (professores e alunos). São mais de 2,5 milhões de professores e 57 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino. Estes números apontam um crescimento no nível de escolaridade do povo brasileiro, fator considerado importante para a melhoria do nível de desenvolvimento de nosso país.
Uma outra notícia importante na área educacional diz respeito ao índice de analfabetismo. Recente pesquisa do PNAD - IBGE mostra um queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos (1992 a 2002). Em 1992, o número de analfabetos correspondia a 16,4% da população. Esse índice caiu para 10,9% em 2002. Ou seja, um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Outro dado importante mostra que, em 2006, 97% das crianças de sete a quatorze anos frequentavam a escola.
Esta queda no índice de analfabetismo deve-se, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil nos últimos anos. Governos municipais, estaduais e federais tem dedicado uma atenção especial a esta área. Programas de bolsa educação tem tirado milhares de crianças do trabalho infantil para ingressarem nos bancos escolares. Programas de Educação de Jovens e Adultos (EJAs) também tem favorecido este avanço educacional. Tudo isto, aliado a políticas de valorização dos professores, principalmente em regiões carentes, tem resultado nos dados positivos.
Outro dado importante é a queda no índice de repetência escolar, que tem diminuído nos últimos anos. A repetência acaba tirando muitos jovens da escola, pois estes desistem. Este quadro tem mudado com reformas no sistema de ensino, que está valorizando cada vez mais o aluno e dando oportunidades de recuperação. As classes de aceleração também estão dando resultados positivos neste sentido. 
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes.
http://www.suapesquisa.com/educacaobrasil/

3 comentários:

  1. jovaniabtfs disse...
    Fiz a segunda série na escola, quando era nas antigas instalações, no batalhão, como chamávamos, depois a quinta série já nas novas instalações.Lembro da a professora Jurema de Mamamm,segunda série: um dia teve vacinação em massa fizeram uma fila enorme,eu corri para casa, uma turma foi atrás de mim rua á fora, pararam em frenta a nossa casa gritando, minha mãe me levou de volta para escola, me fecharam numa sala enorme e os colegas me olhavam pelas janelas rindo enquanto eu era segurada por umas 3 para ser vacinada "aos berros" e foi tão rápido (era uma pistola) não doia quase nada, mas o medo....rsrsrsrs. Também lembro de uma festa junina e que nós segurávamos as janelas da sala quando ventava muito -1975. Em 1996 com muito orgulho comecei a trabalhar na escola em que estudei.Nas instalações atuais lembro da hora cívica onde hoje tem um gramado.....

    ResponderExcluir